quarta-feira, 20 de julho de 2016

50 anos!!!

UMA VIDA EM 12 ATOS NO PRETÉRITO PERFEITO


I - INFÂNCIA

Chorei!!!
Andei, corri, pulei, brinquei
Mudei (de cidade), estudei
Corri, pulei, brinquei, joguei, briguei, chorei 
Me encantei, me apaixonei, venci.

II - ADOLESCÊNCIA

Mudei (de casa)
Pulei, brinquei, joguei, briguei
Me assustei, me emocionei 
Mudei (de casa, de novo)
Estudei, aprontei, conheci
Assisiti (muito)
Brinquei (muito)
Joguei (muito)
Ganhei, perdi, beijei, sonhei.

III - JUVENTUDE

Trabalhei, me machuquei, entristeci, 
Rezei, me encontrei, participei
Cantei, ri, brinquei, me apaixonei 
Conheci, sonhei, liderei
Namorei, beijei, chorei
Trabalhei, estudei, li, sonhei.

IV - IGREJA

Mudei (de cidade), rezei, meditei, estudei
Militei, reuni, liderei, viajei
Conheci (pessoas e lugares), organizei, disputei
Entrei (em crise), me angustiei, amadureci
Sorri, brinquei, briguei, chorei
Depus, esclareci, senti medo, me fortaleci
Me apaixonei, militei, viajei
Mudei (de cidade), namorei, noivei, casei.

V - PROFESSOR

Ensinei, li, estudei, me tornei (professor)
Pesquisei, dissertei, me doutorei
Viajei, conheci, me diverti
Me apaixonei (pelos gregos)
Me apaixonei (pelos jesuitas)
Fiz (amigos), respeitei, imitei, lutei, desisti, resisti
Mudei, amadureci, farreei.

VI - ESPOSO E PAI

Casei, vivi, festei, viajei (muito), conheci (o exterior)
Me organizei, churrasqueei, reuni, comemorei
Discuti, emburrei, ri, compartilhei, me diverti
Adotei, fui (pai), me emocionei, me apaixonei
Curti, acompanhei, troquei (fraldas), banhei
Temi, chorei, ri, sorri, me encantei
Brinquei, cantei, assisti (animações), me realizei.

VII - AMIZADES

Conversei, escutei, me expus, me abri
Aconselhei, contei (piadas), discuti
Festei, bebi, encontrei, ri
Me embriaguei, me irritei, irritei, exclui
Churrasqueei, cantei, acrescentei, aplaudi.

VIII - FAMÍLIA(S)

Convivi, me alegrei, joguei, escutei
Me irritei, briguei, brinquei, 
Ri, chorei, falei, cuidei
Dormi, acordei, comi, bebi, me embriaguei
Me diverti, viajei, acompanhei, conciliei, ajudei.

IX - BOLA

Joguei, comemorei, me irritei, briguei 
Fiz (gols), festei, resenhei, ri
Participei, organizei, secretariei, me envolvi
Ajudei (a construir), fiz (muitos amigos)
Venci, perdi, empatei
Perdi (amigos), me desesperei, entristeci, chorei.

X - POLÍTICA

Participei, ocupei (cargos), coordenei
me candidatei, apoiei, servi, me envaideci
Ganhei, perdi, trabalhei
Liderei, vibrei, me entusiasmei 
Aprendi, me espelhei, respeitei.

XI - LEIP

Me reuni, estudei, pesquisei, criei
orientei, conversei, ouvi, aprendi
Festei, apresentei, coordenei, organizei
Ensinei, fiz (amigos), ri, sorri
Me realizei, vivi, intensifiquei.

XII - HOJE

Mudei (de casa), mudei (de vida)
Fiz (terapia), procurei (me encontrar)
Vivi (a crise), me angustiei, deprimi
Entristeci (a mim), entristeci (a outros), magoei
Mudei, decidi, fiz
Desafiei, caminhei, (quase) morri
vivi, e,

Continuo vivendo... 
Até aqui valeu a pena?
Sim, com certeza!
Aprendi as dores e as delícias 
De ser quem sou!
Até porque, minha alma nunca foi e nunca será pequena!!


(todos os verbos utilizados são relacionais, pois a vida só tem sentido quando é relacional)



quinta-feira, 7 de julho de 2016

Curso de Pedagogia EaD da UEM - hora de passar o bastão

(Aviso aos meus leitores que este post ficou bem maior do que o normal. Mas não poderia ser diferente, como poderão ver)



Depois de quase 8 anos a frente do curso de Pedagogia a distância da UEM chegou a hora de me afastar, pelo menos por um tempo... Iniciei minha função de gestor, na condição de coordenador do curso, em outubro de 2008, quando tivemos a primeira turma do convênio/modelo Universidade Aberta do Brasil (UAB). De 2008 a 2012 tive como coordenador ajunto/coordenador de tutoria o professor Carlos Alberto Mororó da Silva, o nosso saudoso Mororó. De 2012 até agora fui coordenador ajunto/coordenador de tutoria do professor Jorge Cantos. Mas, chega um momento em que é preciso oportunizar que outros tenham a mesma experiência que eu tive e enfrente, com peito aberto, os desafios desta recompensadora função.

Minha sincera avaliação desse tempo todo: absolutamente positiva!! Tivemos e temos seis turmas diferentes, que nós demos nomes para não confundirmos: turma 2009 (a primeira), turma 2010, turma Parfor, turma Vizivali (aliás, duas turmas), turma 2014 e turma 2015; ao todo, mais de cinco mil alunos que passaram ou estão passando pelas minhas "mãos virtuais". Quanta responsabilidade!! Quanta emoção!! Para além da rotina das turmas, o que, em si, já é muito trabalho, ousamos fazer três jornadas pedagógicas, três cursos de cinema e educação, implantamos o Processo de Avaliação Interna (que, depois, foi estendido para todos os cursos a distância da UEM), revimos a grade curricular do curso, aumentando o tempo para quatro anos e meio, com três cursos de aprofundamento básico; enfim, fizemos a nossa parte. Mas, não fizemos sozinhos, ao contrário, o projeto EaD é, necessariamente, coletivo e, se quisermos que dê certo, com responsabilidade e rigor acadêmicos, todos os atores têm que desempenhar seus papeis. E eu tive a sorte de contar com pessoas que fizeram seus papeis muito bem, as quais, passo a agradecer.

Primeira aos milhares de alunos e turmas passadas e atuais. Vocês são a razão da existência do curso! Vocês são a razão da UEM entrar neste projeto de EaD com toda a coragem e energia! Sei que não é fácil ser aluno desta modalidade, pois requer auto-disciplina, vontade acima da média, disposição e energia quase que solitárias. Mas vocês sabem, por outro lado, que vale a pena. Muitos de vocês, talvez a grande maioria, sabem que não teriam a oportunidade de fazer um curso sério como o nosso se nós não fôssemos até vocês em suas cidades e em suas casas. Valorizem sempre a oportunidade que tiveram e tenham orgulho do diploma que receberam ou vão receber.

Aos coordenadores de polo e seu pessoal administrativo. Obrigado pela parceria de sempre! Vocês têm muita responsabilidade no cotidiano do curso e, no diálogo constante, nas avaliações rotineiras, nas visitas que fizemos, tivemos a oportunidade de ter em vocês o compromisso necessário para que o projeto tivesse sucesso.

Aos tutores presenciais. Costumo dizer que os tutores presenciais são nossa extensão concreta junto aos alunos nos polos. Vocês que sempre tiveram a responsabilidade de auxiliar os alunos, de acompanhar de perto o seu desempenho, de incentiva-los a continuar seus estudos. A vocês, grandes parceiros, meus sinceros agradecimentos!

Ao pessoal do PET/Pedagogia/UEM. Pela parceria nas etapas do nosso curso de Cinema e Educação, obrigado! Foram três cursos, com dez etapas cada um, aos sábados pela manhã, em que, acima de tudo, nos emocionamos com os filmes e documentários que tanto ajudam a refletir sobre a Educação nos dias atuais.

A todos os funcionários do NEAD/UEM, especialmente sua diretora, a professora Maria Luisa, meu profundo respeito pela dedicação, trabalho cotidiano, ousadia e lutas, muitas lutas em favor da EaD da UEM! Costumo dizer que dos setores da UEM que eu conheço (e, com respeito a todos eles) o NEAD é o local em que todos, absolutamente todos, trabalham a todo vapor e, o mais especial, com alegria. Solange, Rose, José Luis, Erivelto, Jairo, Volpato e, especialmente, Maria Luisa, vocês são especiais, corajosos, ousados, e tenham certeza que sempre foram e serão fonte de inspiração para mim, na UEM  e na vida. Me desculpem aqueles que eu não citei o nome, mas saibam que todos vocês merecem meu respeito e admiração!

A todos os secretários que o curso teve, obrigado pela dedicação a um trabalho tão complexo, cheio de nuances administrativos e exigências formais. Nas pessoas do Caio e do Guilherme, atuais secretários, quero agradecer a todos e os outros que passaram pela secretaria todos esses anos e que sempre se dedicaram ao máximo. A todos o meu respeito!

Aos professores do curso que se dispuseram a trabalhar, mesmo que tal atividade não contasse em seus encargos didáticos (o que continua sendo um contra-senso na UEM), meus agradecimentos, pois sem o comprometimento de vocês, desde a organização dos livros didáticos e da redação dos capítulos, o curso jamais teria existido. Obrigado colegas e companheiros de trabalho!

Ao Marcos Pereira Coelho e à Giselma Serconek pelo trabalho incansável junto aos professores e alunos do curso. Vocês foram, por um bom período de tempo, meus braços esquerdo e direito, especialmente nas dependências e nos estágios do curso. Valeu!

Ao Mororó, para o qual já dediquei um post aqui no meu blog (clicando no nome dele acima abrirá um link para o post) somente quero reforçar o quanto aprendi com ele como pessoa. Sua humanidade, seu otimismo e seu desapego me fascinaram sempre!

Ao meu querido companheiro Jorge Cantos. O que falar de você além daquilo que você já sabe? Orgulho de estar ao seu lado nesse tempo todo (ah, não vá corrigir este texto, ok!). Parceiro, cúmplice, terminamos o que começamos, e sempre com nosso propósito inicial: "morremos abraçados, se for preciso". Não precisou. Vivemos intensamente; nos emocionamos; reclamamos; comemoramos; e, continuamos vivos para contar nossa história. Jorge, você é uma das almas mais privilegiadas que conheço. Obrigado por tê-la partilhado comigo!!

Aos tutores a distância, os quais deixei por último, pois concluo, depois de todos esses anos, que eles são os principais atores desta peça, desta novela que se chama vida. A vocês meu profundos agradecimentos pela parceria, pela cumplicidade, pela dedicação, pela paciência e, é claro, pelo árduo trabalho, nem sempre adequadamente recompensado do ponto de vista financeiro. Vocês são, de fato, professores, responsáveis pela mediação do processo ensino-aprendizagem. A organização dos cursos na modalidade EaD os chama de tutores, ótimo nome se considerarmos a etimologia da palavra: quem cuida, quem protege, quem zela pela sua formação integral de alguém. Portanto, tenham este significado como sinônimo, de fato, de sua função, pois ela é a mais essencial no formato de nosso curso. Aprendi muito com vocês e sei que, acima de tudo, o que fica para nós, e entre nós, é o carinho e o respeito mútuos!

Claro que nem tudo foi perfeito no curso. Erramos muito também. Eu errei muito nesse tempo todo. Deixei de cumprir certos protocolos, não fui exigente o suficiente e fui relapso em muitas coisas. Mas, sei, também, que meus acertos foram muitos também, e disso muito me orgulho. Meu trabalho sempre foi levar muito sério a EaD na UEM e fazer o que estivesse ao meu alcance para que nosso curso primasse, sempre, pela seriedade, pelo rigor e pelo compromisso com a universidade pública.

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena", como diz o poeta. A todos, alunos, tutores, professores que, como eu, teimaram em não apequenar a alma, esses anos todos valeram a pena. Ah, como valeram!!

À Elaine a à Ruth, que vão coordenar o curso de agora em diante, meus votos de sucesso e, especialmente, meu desejo que vocês experimentem um pouco de todas as boas sensações que eu experimentei. Que vocês possam, ao final de seu trabalho, afirmar como eu hoje: valeu a pena!!

Obrigado a todos!! E saibam que têm mim alguém que sempre vai se dedicar à EaD na UEM. Deixo a coordenação e volto a ser professor do curso de Pedagogia a distância da UEM. Volto com todo o entusiasmo que me é característico. Como sempre disse, vamos fazer nossa parte, vamos fazer a diferença, vamos fazer a história acontecer sempre!!!