quarta-feira, 20 de julho de 2016

50 anos!!!

UMA VIDA EM 12 ATOS NO PRETÉRITO PERFEITO


I - INFÂNCIA

Chorei!!!
Andei, corri, pulei, brinquei
Mudei (de cidade), estudei
Corri, pulei, brinquei, joguei, briguei, chorei 
Me encantei, me apaixonei, venci.

II - ADOLESCÊNCIA

Mudei (de casa)
Pulei, brinquei, joguei, briguei
Me assustei, me emocionei 
Mudei (de casa, de novo)
Estudei, aprontei, conheci
Assisiti (muito)
Brinquei (muito)
Joguei (muito)
Ganhei, perdi, beijei, sonhei.

III - JUVENTUDE

Trabalhei, me machuquei, entristeci, 
Rezei, me encontrei, participei
Cantei, ri, brinquei, me apaixonei 
Conheci, sonhei, liderei
Namorei, beijei, chorei
Trabalhei, estudei, li, sonhei.

IV - IGREJA

Mudei (de cidade), rezei, meditei, estudei
Militei, reuni, liderei, viajei
Conheci (pessoas e lugares), organizei, disputei
Entrei (em crise), me angustiei, amadureci
Sorri, brinquei, briguei, chorei
Depus, esclareci, senti medo, me fortaleci
Me apaixonei, militei, viajei
Mudei (de cidade), namorei, noivei, casei.

V - PROFESSOR

Ensinei, li, estudei, me tornei (professor)
Pesquisei, dissertei, me doutorei
Viajei, conheci, me diverti
Me apaixonei (pelos gregos)
Me apaixonei (pelos jesuitas)
Fiz (amigos), respeitei, imitei, lutei, desisti, resisti
Mudei, amadureci, farreei.

VI - ESPOSO E PAI

Casei, vivi, festei, viajei (muito), conheci (o exterior)
Me organizei, churrasqueei, reuni, comemorei
Discuti, emburrei, ri, compartilhei, me diverti
Adotei, fui (pai), me emocionei, me apaixonei
Curti, acompanhei, troquei (fraldas), banhei
Temi, chorei, ri, sorri, me encantei
Brinquei, cantei, assisti (animações), me realizei.

VII - AMIZADES

Conversei, escutei, me expus, me abri
Aconselhei, contei (piadas), discuti
Festei, bebi, encontrei, ri
Me embriaguei, me irritei, irritei, exclui
Churrasqueei, cantei, acrescentei, aplaudi.

VIII - FAMÍLIA(S)

Convivi, me alegrei, joguei, escutei
Me irritei, briguei, brinquei, 
Ri, chorei, falei, cuidei
Dormi, acordei, comi, bebi, me embriaguei
Me diverti, viajei, acompanhei, conciliei, ajudei.

IX - BOLA

Joguei, comemorei, me irritei, briguei 
Fiz (gols), festei, resenhei, ri
Participei, organizei, secretariei, me envolvi
Ajudei (a construir), fiz (muitos amigos)
Venci, perdi, empatei
Perdi (amigos), me desesperei, entristeci, chorei.

X - POLÍTICA

Participei, ocupei (cargos), coordenei
me candidatei, apoiei, servi, me envaideci
Ganhei, perdi, trabalhei
Liderei, vibrei, me entusiasmei 
Aprendi, me espelhei, respeitei.

XI - LEIP

Me reuni, estudei, pesquisei, criei
orientei, conversei, ouvi, aprendi
Festei, apresentei, coordenei, organizei
Ensinei, fiz (amigos), ri, sorri
Me realizei, vivi, intensifiquei.

XII - HOJE

Mudei (de casa), mudei (de vida)
Fiz (terapia), procurei (me encontrar)
Vivi (a crise), me angustiei, deprimi
Entristeci (a mim), entristeci (a outros), magoei
Mudei, decidi, fiz
Desafiei, caminhei, (quase) morri
vivi, e,

Continuo vivendo... 
Até aqui valeu a pena?
Sim, com certeza!
Aprendi as dores e as delícias 
De ser quem sou!
Até porque, minha alma nunca foi e nunca será pequena!!


(todos os verbos utilizados são relacionais, pois a vida só tem sentido quando é relacional)



16 comentários:

  1. Fantástico!!!! Espetacular!!! Surreal!!! Mestre vc é foda�� (não achei melhor definição !!!! PERDÃO) FELICIDADES e mais 50/// ������ no ❤

    ResponderExcluir
  2. Li, reli e treli! Meus afetuosos parabéns pelo 1/2 século de vida e pelo relato e constatações. É uma honra ter te acompanhado e partilhado um pedação do caminho com você. Feliz aniversário!

    ResponderExcluir
  3. Simples...Original e por isso Fantástico!
    Parabéns! !!

    ResponderExcluir
  4. Fenomenal. Maravilhoso te conhecer nesse raio X. Faltou o verbo "escrevi", ação que vc faz muito bem. Parabéns pelo texto e pelo aniversário.

    ResponderExcluir
  5. Lindo...em seus devaneios me identifiquei com a fase de "Hoje", parabénsssss... chegar aos 50 com essa visão da vida é um privilégio de poucos...

    ResponderExcluir
  6. Lindo...em seus devaneios me identifiquei com a fase de "Hoje", parabénsssss... chegar aos 50 com essa visão da vida é um privilégio de poucos...

    ResponderExcluir
  7. Professor parabéns por tudo pela vida e por ser este maravilhoso professor e escritor, que nos ensina a se apaixonar pela matéria e pela leitura, estou adorando ser tua aluna, mesmo a distância muito bom professor, parabéns adorei os versos.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante o seu blog nos faz refletir. Um belo trabalho Adorei.

    ResponderExcluir
  9. muito bom, ao mesmo tempo que é realista, é engraçado.....parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Quase morri e vivi... Se a tristeza quase te leva à morte e se de lá te trouxe à vida, então não há como negar que essa, a vida, mesma com tristeza é mais forte... Se mudou, é porque nem tristeza, nem mesma coisa... Esse é registro de sobrevivência, mas não de fome, nem de dor... Mais de angústia, fome e vontade. É bom, não é?

    ResponderExcluir