(microconto baseado livremente na série House of Cards)
QUARTA-FEIRA, 09 DE NOVEMBRO DE 2016.
Chega a notícia, via celular, de que o inacreditável tinha acontecido: Trump ganhou de Hilary e se tornou o presidente número 45 dos Estados Unidos da América. A notícia deixou todos na Casa Branca estarrecidos, chocados, tristes e desanimados. Todos queriam consolar Obama, Michele e, especialmente, Hilary e Bill. Hilary ligou para Trump parabenizando-o pela vitória, mas não conseguia se desligar de um pensamento que passou a ser absolutamente repetitivo: "como isto foi acontecer? Como eu perdi na Flórida, com todo o discurso anti-imigração do Trump?". Depois de tomarem champanhe, pois como dizia Napoleão Bonaparte antes das batalhas "deixem a champanhe no ponto, pois iremos tomá-la, pois se ganharmos mereceremos, se perdermos precisaremos", o casal Clinton de despediu do casal Obama. Barack e Michele foram para o seu quarto para tomar mais champanhe e, desta vez, para comemorar...
"Que vitória apertada a nossa hein Michele? Cheguei a imaginar que não conseguiríamos virar os votos na Flórida". "Barack, você foi perfeito, pois ninguém, absolutamente ninguém, irá desconfiar da manobra que fizemos para que a Hilary perdesse no estado menos provável disso acontecer. Ela estava tão confiante na Flórida que afrouxou a vigilância". "Pois é Michele, o golpe fatal tinha que ser lá mesmo. E o Trump deve estar achando que ele ganhou com méritos em Miami... inocente ele!!". "A avaliação que o Sr. K. fez estava correta mesmo Barack". "Sim, estava Michele. Se a Hilary ganhasse agora, e iria ganhar com as cadeiras da Flórida, ela governaria por 8 anos e, depois, inevitavelmente, o próximo presidente seria um republicano. E aí, meu amor, você seria presidente somente daqui 16 anos, ou mais provavelmente, nem seria presidente, pois o tempo passa e novas pessoas aparecem". "É verdade. Aqui na América os presidentes ficam na grande maioria das vezes por dois mandados, como lembrou o Sr. K. Além do mais, um partido fica no poder por, no máximo, 4 mandatos. Os americanos gostam do rodízio no poder entre os democratas e os republicanos. Aliás, como bem avaliou o Sr. K: isto é essencial para a preservação de nossa democracia...". "É isto Michele, então para que nosso projeto se torne realidade dentro em breve, a Hilary não poderia ganhar mesmo. Você vai ser a primeira mulher presidente deste país!". "A única coisa que me incomoda Barack é o fato dos Estados Unidos ser governado por um cara tão tosco, moralista e conservador como o Trump". "Michele, nós já fomos governados pelo Reagan, Bush pai e Bush filho, e sobrevivemos... vamos sobreviver ao Trump também...". "Então, brindemos ao sucesso de nosso planos Barack!!". "Bridemos a você, meu amor, que será a Miss President dos Estados Unidos da América!!". "Vamos dormir porque amanhã temos que fazer cara de decepcionados e dar muitas entrevistas tentando explicar o inexplicável...". "Além do que Michele, temos que começar a trabalhar sua candidatura desde já...".
SEGUNDA-FEIRA, 20 DE JANEIRO DE 2025
"Você está linda meu amor!!. "Obrigado Barack!!". "Chegou o grande dia, um dia importante para a América e para o mundo todo, pois o nosso país terá, daqui a pouquinho, a primeira mulher presidente da sua história!. Você será empossada a presidente de número 46. Levamos séculos para que isto acontecesse, mais agora é realidade. Parabéns minha querida!". "A responsabilidade será grande! Mas tenho certeza que darei conta, afinal, aprendei muito contigo nos 8 anos em que já moramos na Casa Branca. Nosso projeto deu certo!!. Bridemos!!". "Brindemos presidenta Michele".
Ao chegarem no Capitólio o casal Obama ouviu a multidão gritar entusiasmada: God save Michele Obama!! God save America!!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário