terça-feira, 3 de janeiro de 2017
Fullmetal Alchemist - uma longa parábola sobre amizade
A Sofia, minha filha, me apresentou mais um anime. Depois de Death Note, agora foi a vez de Fullmetal Alchemist. Trata-se de um anime com 64 episódios espalhados por 5 temporadas. Os personagens principais são dois irmãos (Edward Elric e Alphonse Elric) , jovens, que se tornam alquimistas federais, como poderes especiais de transformar matérias, no caso deles o ferro, em armas poderosas para lutar contra inúmeros inimigos pessoais e do país. A história se passa numa fictícia cidade chamada Amestris, que lembra muito uma parte do nosso Oriente no início do século XX. Ah, aviso que o que segue contém alguns spoilers.
O anime mistura incríveis enredos de tensão, coisas inusitadas, mocinhos, vilões e diversão. Apesar de seu conteúdo ser um tanto forte, pois a história é densa, a história acaba se tornando leve pela forma como os personagens principais são tratados. Os homúnculos criados para substituir os humanos dão a principal dramaticidade à história, pois a luta acaba sendo entre os simples humanos e seres com poderes sobre-humanos. Mas, não é sobre isto que quero falar aqui, mas sobre o que esta grande metáfora pode significar, ou, mais propriamente, o que ela significou para nós, eu e Sofia.
O tema do anime é a amizade. Amizade entre irmãos, entre parentes e entre companheiros. Os dois irmãos, especialmente, se tornam grandes cúmplices na busca da pedra filosofal que restauraria as partes de seus corpos (no caso de Alphonse, o corpo inteiro) que foram levados porque eles tentaram, via alquimia, trazer à vida sua mãe. Na busca pela tal pedra muitos riscos correram e tiveram que mostrar sua valentia, coragem e, especialmente, sua dedicação. Ao final das cinco temporadas somos surpreendidos com o fato de que ambos os irmãos tiveram que sacrificar aquilo que lhes era mais caro, seus poderes de alquimistas, para recuperam o que haviam perdido. A renúncia a toda glória e fama que lhes rendeu a alquimia foi feita com base na cumplicidade dos dois irmãos, foi feita pela amizade entre eles.
Foi, de fato, muito tocante o final do anime. A sensação de que a amizade entre eles era o mais importante foi comovente. Acho mesmo que em nossos dias conseguimos encontrar quem troca fama, glória, dominação, ciúme etc. pela verdadeira amizade. Deixar nossos interesses de lado para que quem amamos esteja completo novamente é algo sempre desejado e, me parece, infelizmente tão raro que temo que seja excessão à regra. Por isso é sempre bom se deparar, mesmo que seja no terreno da ficção em um anime, com algo que inspire verdadeiras amizades!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário