domingo, 22 de julho de 2012

HOSTEL

(Este post é dedicado à Ariele, à Luciana, à Raquel e ao Gilmar, companheiros maravilhosos de viagem...)


Quando planejávamos nossa viagem para Portugal eu deixei por conta dos "meninos" a escolha e reserva dos hotéis em Lisboa e Coimbra. Me comunicaram, depois, que em Lisboa ficaríamos em hostels (para quem não sabe, é o nome moderno para os antigos albergues da juventude). Confesso, só agora, que fiquei um tanto preocupado... Me imaginei num quarto com mais quatro ou cinco pessoas, usando banheiro coletivo, com as manias que cultivei ao longo de 45 anos de vida, com meus hábitos pontuais, e confesso que fiquei quase apavorado. Mas, como havia me comprometido com eles, resolvi entrar no clima e, partilho agora, foi muito legal a experiência.

É preciso saber viver em coletividade, cujas condições são favoráveis muito mais aos jovens. Aliás, me senti sempre o tiosão da parada nos hostels, pois a média de idade me pareceu em torno dos vinte anos. Mas, como já afirmei, foi uma experiência muito interessante. Alguns requisitos se tornaram necessários: cumplicidade, respeito, nenhuma vaidade, mínimo de organização, dentre outros. Não sei ao certo se o fato de ficarmos juntos nos hostels favoreceu a nossa convivência ou se a nossa convivência fraternal favoreceu o clima legal nos hostels, mas o fato é que não tivemos um problema sequer, e olha que estávamos em cinco, o que, por si só, já é digno de nota.

O fato de ficarmos juntos quase o tempo todo, com exceção feita ao hotel (tenebroso!!) em Coimbra, contribuiu para que ficássemos mais ligados, e, sem dúvida, os hostels contribuíram para isto. O respeito e a dedicação que temos reciprocamente entre nós só fez aumentar e, para além dos elos acadêmicos que nos ligam, o que foi reforçada com liames muito especiais de carinho foi nossa amizade.

Obrigado a vocês, meus alunos, orientandos e, acima de tudo, amigos, por me propiciarem uma experiência que eu, no algo dos meus 46 anos, pensei que não desfrutaria mais. Valeu!!!



2 comentários:

  1. Que bom que deu tudo certo. Eu fico imaginando se no meio da noite um sem noção resolve fazer um café e acorda todo mundo...rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como em todas as viagens há as pessoas sem noção... com certeza acordou todo mundo!!!kkkk

      Excluir