quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Apaixonar-se



Recebi uma linda e inesperada homenagem dos meus alunos do curso de Pedagogia hoje. Foi emocionante, especialmente se levarmos em conta que este segundo semestre foi muito prejudicado por vários "eventos" que ocorreram as quartas-feiras. Fiquei pensando cá com meus botões o que será que mais marcou meus alunos neste ano de filosofia, filósofos, questionamentos, reflexões, crises... talvez tenha sido a paixão que demonstro por aquilo que eu faço. Então, se for isso, quero desejar a todos meus alunos, meus amigos, meus conhecidos, meus leitores... apaixonem-se!!

Tenho várias paixões: mitologia, Grécia antiga, filosofia grega, cristianismo primitivo, literatura, jesuítas, LEIP, Marx, Freud... enfim, tenho o coração grande que permite me apaixonar por várias coisas e pessoas ao mesmo tempo. E quando a gente se apaixona a gente vive intensamente a paixão; há vibração, entusiasmo, dedicação, diálogo, aprendizagem... enfim, passa a existir uma relação viva, forte, de coração e de razão, mesmo com aqueles que não existem mais de forma corpórea. Quando temos uma relação apaixonada com, por exemplo, Platão ou Aristóteles, nos permitimos ouvi-los com mais atenção, conversar com eles e, especialmente, aprender, por meio deles, sobre a vida, sobre a sociedade e sobre nós mesmos.

Meus alunos (os que são, os que foram e os que serão) se permitam apaixonar-se por aquilo e por aqueles que vocês encontraram e encontrarão pela frente. Vivam com intensidade a vida acadêmica; aprendam, ensinem, dialoguem, se inquietem, critiquem, elogiem, entrem em crise, enfim, vivam no sentido mais amplo que a palavra permite. Não se contentem com pouco, procurem mais; encontrem, percam (especialmente o medo e a vergonha),  exijam, corram atrás; não passem pelo curso,  apenas, mas deixem que o curso passe por vocês, se permitam transformar-se, mesmo que, na essência, permaneçam como são.

A paixão é que nos move, nos impulsiona, nos desaloja... Se a paixão for pouco científica, me permito afirmar: que se dane a ciência e que viva a vida!!



12 comentários:

  1. concordo em tudo o que voce disse, parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. "A paixão é que nos move, nos impulsiona, nos desaloja... Se a paixão for pouco científica, me permito afirmar: que se dane a ciência e que viva a vida"!!
    Li por acaso e adorei. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom!! Esta última frase,maravilhosa!

    ResponderExcluir
  4. O texto é lindo e nos leva a refletir sobre o quanto temos que deixar contagiar pelas paixões dos nossos dias.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Devemos sim, permanecer como somos, mas nos deixar embebecer pelo conhecimento. Parabéns professor Célio. Sou assídua leitora dos seus textos.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Célio... A paixão pelo que se faz é tudo de bom... parabéns...

    ResponderExcluir
  7. Belíssimas palavras Célio... de fato, a paixão nos move, nos impulsiona, nos desaloja....afinal, nela está a essência da vida. E como é bom sentir o coração batendo forte quando ela se manifesta em todas as suas formas, nos envolvendo como teia que ao invés de prender, liberta...
    Abraços...Nêgime.

    ResponderExcluir