segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Curso de Pedagogia a distância da UEM



Com este poema, talvez um dos mais famosos do mestre lusitano Fernando Pessoa, inicio uma mensagem dedicada aos alunos, tutores presenciais, tutores a distância, coordenadores de polo, pessoal da secretaria, professores, coordenação do curso,  enfim, a todas as pessoas que participaram dos quatro anos da turma 2009 do curso de Pedagogia a distância da UEM. Primeira turma a se formar, cujas colações de grau ocorreram neste início de ano (vejam as fotos no meu face). 

O percurso que fizemos juntos nestes longos, e ao mesmo tempo curtos, quatro anos podem simbolicamente se equiparar à aventura que nossos patrícios portugueses fizeram no final do século XV por mares nunca d'antes navegados. Assim como para eles aquele foi um empreendimento grandioso, desafiante, com medos e temores, imensamente trabalhoso, tanto que muitos nautas nem retornaram para suas casas, ocasionando o choro de mães e noivas, a ponto do poeta acrescentar o sal de suas lagrimas ao sal do mar, para nós também foi algo inédito, um desafio que enfrentamos sem menos receios e que custou suor e lágrimas. 

Mas, assim como os portugueses homenageados pelo poeta, também nós conseguimos atravessar, não sem perdas (trinta por cento de desistentes), nosso próprio mar desconhecido, pois para muitos de nós a modalidade EaD não era de toda sabida e, por isso, tivemos que alterar rotas, procurando outros ventos para empurrar nossa nau. Quisemos e passamos além do nosso "Cabo Bojador" e, com isso, fizemos nosso caminho para as nossas "Índias". E porque o fizemos? Como conseguimos? Por que nossa alma não é pequena, nosso entusiasmo e a certeza de que esta viagem faria diferença em nossas vidas nos fez ir adiante, enfrentar os perigos, readquirir ânimos, prosseguir sempre em frente. Cada desafio foi encarado como uma etapa e não como o fim da viagem. Nos recusamos a fazer a volta sem alcançar o objetivo. E, por isso mesmo, os perigos e desafios e problemas foram enfrentados como se neles estivessem refletidos o ânimo, a coragem e, especialmente, a beleza de tudo isto, a beleza de fazer um curso de qualidade!!

Concluímos o curso. Fizemos a viagem. Retornamos diferentes de quando entramos na nossa caravela, diferentes porque melhores, mais maduros, mais experientes e, porque não, mais belos. Beleza que vem com o tempo, com as cicatrizes que adquirimos, beleza ornada com as riquezas que adquirimos. Valeu a pena?? Se fizer parte da história da UEM é valer a pena, a resposta está dada... VALEU A PENA PORQUE NOSSA ALMA NUNCA FOI PEQUENA!!!


19 comentários:

  1. Professor Célio, fiquei muito feliz em ver esse post. Durante esses quatro anos, aprendemos muito mesmo. E, no meu caso que foi o primeiro vestibular que havia prestado, nunca imaginei que iria passar. Mas Deus faz as coisas perfeitas e age em nossa vida no momento certo. Passei e consegui enfrentar as dificuldades desses quatro anos... Agradeço muito a Deus pela oportunidade de estudar na UEM! Nunca acreditava conseguir tão grandioso mérito. E com muita certeza posso dizer, valeu muito a pena! Agradeço a você e a toda equipe da Uem por nos proporcionar a realização de um grande sonho. A aprendizagem foi imensa durante essa trajetória.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Professor que lindo, você é muito poético e sabe como ninguém fazer uso das palavras. Parabéns por mais está vitória. Daniella Marques

    ResponderExcluir
  3. Professor .... Parabéns.
    Estou muito feliz pela partilha deste 4 anos, houve momentos de ansiedade, preocupações pela busca do saber de nossos acadêmicos, pois alguns tiveram de enfrentar grandes barreiras para esta conquista. Fazer HISTÓRIA é muito bom, ainda mais quando você é parte integrante da mesma.

    Um grande abraço
    Maria Benedita - Polo de Faxinal

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Professor Célio por essa linda e poética homenagem!!!
    Me sinto honrada e realizada por fazer parte dessa história!

    Um forte abraço...
    Marina - Polo de Umuarama.

    ResponderExcluir
  5. Todos vcs merecem, esta homenagem, parabéns são vencedores,
    eternizado nas fotografias e nos nossos corações!

    Neide
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Professor Célio, você também ficará guardado em nossos corações. Obrigada pelo apoio, dedicação, empenho. Sei que esse curso também foi uma luta sua!!!! Hoje nós saimos, mas virão muitos outros atrás de nós!!! Abraços,
    Sheila - Polo Sarandi

    ResponderExcluir
  7. Professor Célio, que bela homenagem!
    Com certeza nenhum de nós é mais o mesmo, somos mais e as cicatrizes que adqurimos no processo nos caem muito bem!
    Agradeço pela oportunidade de fazer parte desta história, agradeço especialmente pelo carinho com que meus queridos de Faxinal sempre me trataram, agora resta-nos saudade...
    Elizabete

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada Professor Celio por esta linda homenagem.
    Podemos dizer que valeu apena, sim, e ainda mais fazer parte da historia da UEM. Com certeza depois de enfrentar as dificuldades e muitos como eu ja estão com saudades, foi muito bom estes quatro anos.
    Abraços, Simoni

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada Professor Célio por esta mensagem linda.
    Professor sempre agradeço a Deus por fazer parte dessa história da UEM. Sempre acreditei que um dia iria fazer minha graduação nela, pois, por motivos de forças maiores somente agora, que consegui concluir meu curso. Agradeço muito á Deus e toda equipe UEM, em especial á você professor, pois, esse curso também foi uma luta sua de muita dedicação e de grande esforço para nós mantermos encorajados até o fim. Como você diz fizemos nossa história, e foi apenas o começo, outros virão para dar continuidade nessa linda História.
    Um grande abraço.
    Mirian (Pólo de Sarandi)

    ResponderExcluir
  10. Olá professor Célio,

    Também fiquei encantada com suas palavras e sinto-me honrada de possuir um Diploma emitido pela UEM, fruto de nossa confiança na instituição, nos professores e tutores, no ensino à distância e principalmente em nós mesmos.

    Abraços,

    Indianara - Pólo de Nova Santa Rosa

    ResponderExcluir
  11. Olha professor Juvenal realmente ao longo desses quatro anos a beleza nos tomou conta, fico muito feliz em fazer parte dos 70% que conseguiram navegar pelas águas desconhecidas e que me ensinou a nadar. Naveguei no conhecimento de uma faculdade exemplo, UEM. Agora quero mais, muito mais quero navegar no fundo dessas águas e trilhar uma viagem no mestrado e claro aí na UEM.Obrigada por sonhado conosco. Aluna Ivanilda do polo de Faxinal.

    ResponderExcluir
  12. Professor...sua homenagem foi linda, mas creio que não conseguiu expressar toda a alegria que seu coração sentiu por participar dessa façanha. Agradeço de coração por sua participação nesta jornada.
    Sueli Regina- Turma B- Polo Astorga

    ResponderExcluir
  13. Obrigada professor Célio pela mensagem e por ter nos dado a oportunidade de poder cursar uma graduação. Foram quatro longos anos de dedicação, ansiedade, medos e anseios, mas sempre com a certeza de que iríamos chegar ao fim.
    Como foi bom ter feito parte dessa turma, fazendo parte da História da UEM, mais uma bela história e como você disse, fizemos a viagem e retornamos diferentes.
    Posso dizer que VALEU A PENA com certeza e posso dizer que fiz parte dessa conquista, sendo uma dos 70% que concluíram o curso.
    Obrigada a todos (as) que fazem parte dessa instituição que tanto prezam por uma educação de qualidade e que acreditou na EAD e na força de vontade de quem nela ingressou.
    Adorei a mensagem, fica com Deus e que Ele te acompanhe sempre na sua jornada. Que você professor Célio Juvenal tenha cada vez mais sucesso em sua vida.
    De coração, o meu muitissimo: OBRIGADA.
    Nely Correia Gebhard - Pólo: Engenheiro Beltrão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Célio VALEU A PENA com certeza. Eu nunca vou esquecer o nosso primeiro encontro onde ali renovei a minha esperança de ser graduada, vocês professores a UEM foram e continuam sendo uma fonte de inspiração para continuar.
      Quando peguei o meu diploma na mão senti a mesma emoção de quando os meus filhos nasceram, obrigada a vocês da UEM por ter acreditado na modalidade EAD esteja certo professor que todos moram dentro do meu coração.
      Noeli Vicente Vieira Pólo Nova Londrina.

      Excluir
  14. Valeu muito a pena, pois foram quatro anos de muito aprendizado, amizades e até mesmo angustia e incertezas, mas chegamos lá.
    Obrigada professor Célio pela linda poesia.
    Um grande abraço
    Sonia Ladeia - Pólo Goioerê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a minha, a sua, a nossa História... diga-se de passagem, uma bela, prazerosa e instrutiva História.De nada adianta uma ousadia, como citou a Drª Maria Luisa Furlan Costa em seu livro Introdução à Educação a Distância, p.49, 3º§, parafraseando Fernando Pessoa " Ousar é preciso", se efetivamente não tivermos credibilidade, participação e a colaboração de um todo. Entendo que: o sucesso de qualquer atividade,seja ela educacional ou não, só é possível por meio de um trabalho coletivo.Do contrário está fadado ao fracasso.
      Pena não possuir a magniloquência do Fernando Pessoa,para agradecê-lo Profº Drº Célio Juvenal Costa. Em assim sendo, simplesmente digo-lhe: OBRIGADO. E finalizo com dois dizeres; “Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.Aristóteles. E “ Um abraços a todos e em cada um” Célio Juvenal Costa, para essa competente equipe EaD/UEM de 2009 Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Paulo Sérgio Kuya – Polo de Apoio Presencial de Assaí – Pr. RA 56793

      Excluir
  15. Profº Célio, agradecemos por toda sua contribuição e de sua equipe nessa caminhada. Certamente essa caminhada foi linda e será muito significativa na vida de cada um que passou por ela.
    Grande abraço a todos e felicidades.
    Débora - polo Jacarezinho.

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada Professor Célio por esta mensagem linda. Obrigada a toda a equipe pedagógica,as tutoras a distancia e a presenciais que foram fundamentais para o meu aprendizado e conhecimento. Estou orgulhosa por ter sido aluna da UEM e ter conseguido o diploma como Pedagoga. Foi com muita luta, lagrimas mas também com muitas alegrias concluimos nosso curso. Que a EAD continue crescendo, para que muitos possam ter acesso a essa modalidade onde a educação é realmente uma educação de qualidade.
    Saudades e grande abraço a todos.
    Djanira Bastos Moutinho - polo de Goioere

    ResponderExcluir
  17. Ola professor Célio ,gostaria de deixar aqui meu muito obrigado pelo carinho e apoio o qual vc e sua equipe trataram a primeira turma de pedagogia da UEM , polo de Faxinal .Deixo tambem aqui um recado para os novos alunos do curso, se dediquem ao maximo que puderem ,que ao final vcs colherão os frutos , digo isso porque eu ja os colhi, assim que acabei o curso prestei meu primeiro concurso publico , e passei em primeiro lugar PEDAGOGA DO CRAS, porém não assumi porque ouve um empate e o critério de desempate era a idade e a outra pessoa era mais velha que eu, mas não desisti e fui para o segundo concurso, passei , hoje estou atuando como professora de educação infantil, mas confesso a todos que tiverem a oportunidade de ler esse relato , estudei muito , encomodei muito os tutores , tudo eu perguntava , eu lia todos os livros , enfim eu estudei muito mesmo, mas valeu a pena e eu creio que ainda vou atuar como pedagoga ,porque acima de tudo em confio muito nas promessas de Deus para minha vida. um beijo a todos.
    Ass:Ana Maria - POLO FAXINAL - PRIMEIRA TURMA .

    ResponderExcluir