domingo, 13 de julho de 2014

Crônica da Copa: finais


A melhor seleção ganhou a Copa do Mundo de futebol. Parabéns para a Alemanha!!!! O jogo foi digno de uma final: lutado, aguerrido, com entrega de todos os jogadores, oportunidades de gol, faltas duras e dois times com esquema tático bem definido, ocupando os espaços e procurando não dar espaço para o adversário. Uma Copa como a do Brasil merecia, sem dúvida nenhuma, uma final grandiosa. Parabéns também para a Argentina!!, pois mereceu estar na final e, por falta de precisão de seus atacantes, não fez gol primeiro. 

O jogo de sábado entre Holanda x Brasil acho que nem vale a pena comentar. A ressaca da derrota para a Alemanha ainda não tinha passado e, uma vez mais, revelou a fragilidade tática, técnica e emocional da nossa seleção. Tomar 10 gols em dois jogos é deprimente!!

O maior engodo, e talvez a razão direta, do fracasso da seleção brasileira na copa de 2014 é, na minha opinião, o clima que se seguiu à copa das confederações de 2013: o melhor time, o que fez mais gols e, principalmente, a vitória histórica de 3x0 sobre a então atual campeã mundial, a Espanha. Pois bem, vejamos como se saíram os adversários do Brasil naquela copa agora na copa do mundo:
- Japão: ficou em último lugar no seu grupo da fase classificatória
- México: caiu nas oitavas de final
- Itália: ficou em terceiro no seu grupo da fase classificatória
- Uruguai: caiu nas oitavas de final
- Espanha: ficou em terceiro no seu grupo na fase classificatória.
Alemanha, Holanda e Argentina nem jogaram a Copa das Confederações, mas ficaram em primeiro lugar nos seus grupos nas eliminatórias e estão aí como os três melhores times da Copa do Mundo.
E, em se tratando de futebol, desprezamos as "maldições", e uma delas em particular: nunca a seleção que foi campeã da Copa das Confederações foi, em seguida, campeã mundial...


A Copa do Mundo do Brasil foi um sucesso, sem dúvida nenhuma. Sucesso de público, de gols (171 igualando a copa da França de 1998), de organização, dos estádios e, especialmente, revelou para o mundo a hospitalidade e a cordialidade do brasileiro. Mas, confesso aqui, ainda meio anestesiado, sem compreender de fato o que aconteceu, que sonhei muito em ver a seleção brasileira levantando a taça.

A melhor de todas as copas com o pior time brasileiro dos últimos tempos!! 
Comemorar de um lado e chorar de outro!!
Ainda bem que daqui quatro anos estaremos todos, de novo, esperançosos do hexa. Quem sabe não será na Russia!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário