quarta-feira, 9 de julho de 2014

Crônicas da Copa: semi-finais


Errei feio!! Não acertei nenhum dos dois palpites. Alemanha e Argentina vão decidir a copa e Brasil e Holanda o terceiro lugar. Merecidas as classificações? Sim. Da Alemanha, sem dúvida alguma; a Argentina também mereceu porque foi melhor nos penaltis, só por isso. Quem realmente jogou bem foi a Alemanha; a Argentina fez um jogo burocrático contra a burocrática Holanda, e qualquer uma que ganhasse teria merecido. Holanda decepcionou por não conseguir sair da marcação argentina, mas também não deixou ela jogar. Pouco a se comentar sobre esse jogo.

Agora, falar do jogo do Brasil ainda é difícil. Torpor foi o que senti ao ver o massacre alemão na seleção brasileira. Primeiro o sentimento de indignação com o primeiro gol, pois foi um lance primário, um erro que não admitimos nem na pelada da segunda. Depois pareceu algo inacreditável o segundo gol (e logo do Klose!!); como assim, 2x0 já?? Agora, com o terceiro, o quarto e o quinto gols fiquei entorpecido, senti como tendo tomado uma anestesia geral que estava aos poucos fazendo efeito; fiquei quase sem reação, com uma vontade de dormir sem parar. Os últimos gols nem foram tão sentidos, somente o sentimento de vergonha que ia aumentando; o vexame que aumentava.

Como pode a seleção tomar uma goleada daquelas? Numa semi-final da copa do mundo? E em casa? Ainda custo a acreditar... Culpados? Sempre os achamos: jogadores ruins, sem experiência, despreparados emocionalmente; técnico arrogante, que criou uma família (família Scolari), mas não um time de fato, que convocou jogadores parceiros, mas não os melhores, com um esquema tático atrasado; cartolas brasileiros mais interessados no dinheiro do que no futebol, que não investem nas categorias de base dos clubes; enfim, vários culpados. Penso que a culpa deve ser repartida entre todos; todos devem se envergonhar, não pela derrota, mas pela forma como ela ocorreu. Acho que nem com Neymar e Thiago Silva venceríamos o jogo, mas, quem sabe, conseguiríamos levar para os penaltis e, assim, como a Argentina, chegar a final. Do jogo em si, talvez o culpado mesmo tenha sido o técnico, que não admitiu a inferioridade brasileira e não armou o time de forma defensiva mesmo.

A Alemanha, como venho escrevendo aqui, é realmente a melhor seleção do mundial, independente do resultado da final. Uma seleção da qual lembramos de pelo menos seis jogadores como ótimos, diferente das outras em que lembramos dois ou três de cada, é a melhor de todas. Um futebol vistoso, de conjunto, com um esquema tático definido e moderno, com um meio de campo que joga o tempo todo, esta é a Alemanha. Lembra o Brasil de outros tempos!!

Vou torcer pela Alemanha, ainda mais contra a Argentina, e este é meu palpite. Que venha mais um tetracampeão mundial. Se for assim, vai ser merecido. Se los hermanos ganharem, também merecerão, pois ganharão da melhor seleção do mundial. Pena que estaremos jogando no sábado e não do domingo, mas, devo aqui reconhecer, como, aliás, venho escrevendo, que não mereceríamos estar na final pelo fraco futebol apresentado até aqui. Que pena!!!


Um comentário:

  1. Célio, sou Argentina. Razões várias, desde um pan-americanismo sem muito fundamento até os parentes que por ali tenho. Prevalece o fato de ter vivido um tempo maravilhoso por alí e ter sido tratado como um local. País lindo...com uma habilidade autofagia gigante (mas gosto a Argentina de Norte a Sul de Leste a Oeste). Portanto , no Domingo, soy Argentino. Quanto ao resto, eu que nāo acredito em teorias conspiratórias (utilizadas para explicar quando nāo se entende o que esta ocorrendo), como explicar este 7 x 1? Felipinho sentadinho? Neymar pendurado? Fred? Fred? Fred? Porque convocar e porque manter? O primeiro gol, foi um erro básico ... os que se seguiram teve um bonito (o da trave)...FIFA , podemos esperar qualquer coisa e o céu (ou o inferno) é o limite. Don Corleone, mensalão, Dirceu , Lalau, Joaquim Barbosa, passam a ser farinhas de conto de fadas comparados com o bandido Blatter, Havelange e seus asseclas Teixeira , Marin Torturador e seu delfim Del Nero. A explicação na minha opinião nāo vem de dentro do campo. E este é o drama. Perder ou ganhar faz parte e torcer, na racionalidade nāo faz sentido. Enfim, tudo se trata de reações explicadas pela neurociencia (ou nāo).

    ResponderExcluir