domingo, 20 de maio de 2012

Ser e não ser

imgres.jpg

Mundo mundo vasto mundo
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração." (Drummond)



Confesso que:
Não sei rimar, 
e, quando tento, pobres as rimas serão sempre
Não sou poeta,
e, quando, timidamente, tento, só o confirma 
Não sou escritor, 
a preguiça me domina e a grandeza dos que leio me intimida
Não sou artista,
minha formação, meio escolástica e meio cartesiana, me limita.

Sou, sim, 
alguém que quer ser um livre pensador
Sou, sim,
um escrivinhador dos meus pensamentos
Sou, sim,
um professor, por gosto de passar para os outros o pouco que sei
Sou, sim,
alguém que é inconformado com as explicações simples,
num mundo que é tão complexo quanto complexo é o ser humano.

Portanto, não sou crítico daquilo que não pretendo ser
Sou crítico, sim, do que me proponho
Elogios são bem vindos, mas não escrevo para isso
Críticas são bem vindas, aprendi a conviver com elas e as desejar
Se incomodo, melhor
Se contribuo com algo, melhor ainda
Se não for nada disso, continuarei do mesmo jeito.

Eu sou eu,
e mais ninguém!!!!


4 comentários:

  1. No conceito Jungiano, a expressao pelo poema inicia-se no libertar do inconsciente ao consciente. Normalmente ocorre na adolecencia. Porque poetas foram poetas? Penso pois que timha habilidade com palavras e suas construcoes. No caso , este poema e o anterior, sao manifestacoes adolecentes e nao construtivaa, linguisticas ou literarias.

    ResponderExcluir
  2. Eu ficaria muito feliz ao ser chamado de adolescente. Pois, penso, é na adolecencia que temos coragem para mudar as coisas e/ou construir coisas diferentes para a nossa vida. Ficar velho e chato é mais fácil. Não sou crítico literário para julgar seus poemas ou seus escritos, mas o espaço aqui é seu e vc é quem nos da a liberdade de fazer comentários. Acho que a questão é se expressar, colocar pra fora, para não explodir. Síndrome do Peter Pan? Pode ser. Isso é ruim? Nem sempre.
    Ps. Sem mencionar que 90% das pessoas afirmam que a adolecencia foi a melhor faze da vida. Bem, vida longa aos 20 anos!

    ResponderExcluir
  3. Fico realmente tranquila em saber que existem pessoas que pensam como eu. Que alguém tão influente para mim, com suas idéias e conceitos seja capaz de me ajudar a solucionar problemas tão questionadores. Reflexões muito bem refletida! rs

    ResponderExcluir
  4. Célio,
    O poeta é quem faz a rima
    Uma história faz o escritor
    Mas garanto que em cada um deles
    Não há como em ti, um pensador...

    Muito bom!! Abraços.

    ResponderExcluir