sexta-feira, 8 de junho de 2012

Solidão e Amor-próprio

Ando refletindo muito sobre a solidão humana que, para mim, é uma das marcas da nossa sociedade. Muito provavelmente inspirado em autores que trabalhei ou venho trabalhando em minhas aulas (Heráclito, Parmênides, Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicuro, Lucrécio....), fico tentando aprender como se olha a alma humana para, assim, poder observar a sociedade da qual faço parte e elaborar argumentos para expressar meu ponto de vista. Penso que a solidão é uma espécie de resultado, como um ponto de chegada, e não atributo da personalidade, com uma espécie de ponto de partida. Dos vários ângulos que se pode constatar a solidão, um deles, acho, é do do amor-próprio.

Vou usar um exemplo que, creio, é muito comum: o fim de um relacionamento. Porque a felicidade da pessoa amada geralmente é tão ofensiva quando ela não está mais perto? Porque não é possível admitir que a pessoa amada pode ser feliz com outra pessoa? Porque se espera que, no fundo, a infelicidade de uma seja o estado de alma da outra pessoa também? Sinceramente, acho que isso não tem nada a ver com o amor que se quer da outra pessoa ou mesmo do amor que se diz sentir, por mais que isso possa parecer paradoxal. Acho que, no fundo, tem a ver com uma espécie de amor-próprio. Li num livro um pensamento atribuído a Nietzsche, de que todo amor é antes de tudo amor-próprio. Por isso, a pessoa abandonada se pergunta sempre: "como aquela(e) infeliz pode amar outra pessoa que não eu?" "Como, e em que, a outra pessoa pode ser melhor que eu?" "Como a(o) desgraçada(o) pode se entregar para outra pessoa da mesma forma que se entregava a mim?" Os sentimentos que torturam, que tiram o sono e a vontade de fazer as coisas, estes sentimentos atingem em cheio o ego, nocauteiam o amor-próprio, fazem a pessoa se sentir a pior do mundo, pois, ela julga que foi rejeitada...

Não é impressionante isso? Não é impressionante como funcionam as coisas lá no fundo de nosso sub-consciente? Amor-próprio acaba tendo a ver com propriedade das coisas e das pessoas, com uma constante (e disfarçada, é claro) necessidade de ser idolatrado a todo momento. E, para piorar, vou mais fundo nesta reflexão: apesar disso tudo fazer parte do humano que existe em nós, esta parte da nossa humanidade pode revelar-nos um ser fraco, mal resolvido emocionalmente, dependente dos outros e das situações, arrogando-nos como se as pessoas amadas fossem nossa propriedade. Por que o amor que dedica-se a um amigo(a) é diferente? Talvez porque amar um(a) amigo(a) é saber que ele(a) e você estarão sempre juntos, mesmo que separados, sempre cúmplices, mesmo que distantes, sempre prontos para ajudar sem julgar.

Mas, então, porque a outra forma de amor, o amor-paixão, para vivenciá-lo a liberdade tem que ser sacrificada em nome do amor-próprio? Eu acho que a frase do Nietzsche refere-se ao amor pequeno-burguês, ao amor pobre, ao amor que empobrece: não podemos querer amar ao outro somente na exata medida em que este amor representa a escravidão do outro às nossas correntes; querer que o outro nos ame para reforçar nosso amor-próprio é, na verdade, não ter, de partida, amor-próprio; é querer que o outro preencha um vazio, e só isso. Confundimos muito os amores. A dor de um amor que se foi é doída, mas amores podem acabar, ainda mais em certas circunstâncias. Amores acabam mas não morrem, se realmente foram verdadeiros. Amar vale a pena, mas saber amar vale muito mais!!

Voltando ao início, cultivar o verdadeiro amor-próprio, o que é necessário para o controle da vida, é cultivar a liberdade. Deixar levar-se pelo egoísmo, querer submeter o outro e não conseguir, é aumentar o sentimento de abandono e de solidão. E, como consequência, para evitar a mágoa afunda-se numa vida solitária, compensada por relações superficiais e desiguais...

11 comentários:

  1. Querido professor Célio,
    Sua reflexão e definição quanto ao amor (próprio), tem uma essência extremamente filosófica e profundamente importante.
    Sabe que esse assunto para uma humilde poetisa é prato cheio pra se esbaldar...rs
    Dias atrás estava lendo Oscar Wilde e ele dizia: "Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos." Creio que somos muito egoístas quando o assunto é este tal de amor-paixão, principalmente, o gênero feminino. O egoísmo vai ao ápice do absurdo, onde depois de conquistada "a presa", se encarcera a vítima, e quando se perde, geram aqueles pensamentos mesquinhos e torturantes que você citou.
    Penso que o problema do amor-paixão é de que se busca o tal do "até que a morte nos separe", que o casal torna-se único e blá-blá-blá.
    Não concordo com a filosofia do “dois em um”, quando o assunto é individualidade, privacidade. Mesmo no caso do enlace matrimonial, que prega-se de acordo com diversas doutrinas, a comunhão de tudo.
    Ora, que palhaçada é essa? Eureka! Será que descobrimos o motivo de tantos divórcios, discórdias, desentendimentos conjugais?
    No caso do amor, da união de corpo e de alma, isto sim, é o segredo e o sagrado do matrimônio, quando duas almas se integrem em uma única.
    Agora respeitar e resguardar a individualidade, a singularidade desses dois seres que buscam a prosperidade de uma constituição familiar, é a condição peculiar.
    Quando a paixão de uma das partes se esvai, estou certa que pode salvar-se o amor, aquele que brilhantemente descreveu sobre amizade. Mas quem disse que não haverá sofrimento? Claro que sim, temos que sentir o luto, a dor da perda. Ora, somos humanos providos de ilustres sentimentos.
    Para finalizar, acrescento mais um pouquinho de Wilde, em seu filme "O Retrato de Dorian Gray"...

    "Influenciar uma pessoa é dar-lhe a nossa própria alma. O indivíduo deixa de pensar com os seus próprios pensamentos ou de arder com as suas próprias paixões. As suas virtudes não lhe são naturais. Os seus pecados, se é que existe tal coisa, são tomados de empréstimo. Torna-se o eco de uma música alheia, o ator de um papel que não foi escrito para ele. O objetivo da vida é o desenvolvimento próprio, a total percepção da própria natureza, é para isso que cada um de nós vem ao mundo. Hoje em dia as pessoas têm medo de si próprias. Esqueceram o maior de todos os deveres, o dever para consigo mesmos"
    Eis o nosso compromisso, sermos nós mesmos e não deixarmos que nenhuma relação seja capaz de nos roubar a nossa alma!
    Simone Maria Martins

    ResponderExcluir
  2. Célio
    É um tema delicado...
    Solidão, amor entre homem e mulher, falta de amor-próprio... são assuntos que tocam um lugarzinho muito íntimo dentro de cada um.
    As pessoas são tão confusas...tão frágeis...
    Não se dão conta do quanto são únicas e especiais, do quão alto podem voar...
    Como o ser humano resiste em ser feliz né... Como insiste em fazer as coisas da forma mais complicada. Procura sempre o caminho mais tortuoso...
    Ah! se soubesse desfrutar o que a vida oferece... com certeza não restaria outra alternativa, senão, apaixonar-se por si mesmo, e assim, provar o doce sabor da liberdade, e conhecer o amor...na sua mais pura essência...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. -AMOR HAHAHA
    Nossa; hoje falar em amor é algo tão complicado.
    ME PERGUNTO PRA QUE AMAR?
    SE AMAR MACHUCA, FAZ SOFRER, FAZ CHORAR. Causa dor, sentimento de posse, noites sem dormir, angustia, raiva, ciúmes e ódio.
    Talvez eu não seja a melhor pessoa pra argumentar sobre isso, pois tudo que eu quero é apenas construir meu amor-próprio e adiar um amor por alguém.
    Muitas pessoas falam que não amo ninguém, que sou infiel, que não quero me envolver ou me prender a ninguém, mal sabem essas pessoas o quanto eu amo, eu quero, eu desejo. Mais o tempo não me ensinou a ser FRIA e sim a ser FORTE.
    Em um certo dia meu irmão me olhou e disse: ‘VOCÊ NÃO AMA NINGUÉM’, talvez essas palavras fossem apenas uma brincadeira.Mais ao ouvir aquilo, sinceramente eu queria acreditar que aquilo realmente fosse verdade, pois no fundo eu não queria amar ninguém. QUERIA APENAS ME AMAR, PORQUE TALVEZ ASSIM EU NÃO TERIA SOFRIDO O QUE JÁ SOFRI, SENTIDO O QUE SENTI E AMADO O QUE AMEI. Se fosse assim eu não sentiria minhas mãos suadas, meu coração batendo mais forte quando pensasse em um certa pessoa. Mais o problema do meu amor é que ele me deixa cega, me deixa egoísta, me aprisiona e esse é o mal do amor.
    As pessoas são medíocres; ELAS não sabem amar. O MUNDO ANDA CARENTE DE ATENÇÃO, MAIS AS PESSOAS ESTÃO TÃO OCULPADAS EM REALIZAR AS SUAS TAREFAS QUE ACABAM DESTRUINDO O REAL SENTIDO DO AMOR. Essa seria talvez a explicação de existir tantas pessoas amarguradas, aprisionadas a uma relação egoísta. Onde tentam montar novamente um quebra-cabeça que a muito tempo já foi quebrado. E na cega ilusão de satisfazer suas frustrações BUSCAM EM RELAÇÕES ESCONDIDAS O AMOR, O PRAZER, A ATENÇÃO QUE NÃO RECEBEM MAIS DA PESSOA QUE AMAVA. E o pior de tudo é que essa pessoa sabe que pode encontrar novamente tudo isso em uma outra pessoa. Mas o medo e a insegurança não deixa ver que aquela pessoa que já amamos não é capaz mais de satisfazer nossas expectativas e não aceitamos que restou apenas um enorme carinho e um doloroso sentimento de posse que cria barreiras para dificultar a construção de novos caminhos em busca de um certa felicidade.
    Afinal ninguém vive sozinho, ninguém nunca vai ficar só.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a relação entre amor próprio e a solidão tenha a ver com nossa infância, nossa relação com os pais, irmãos e sociedade...Tenho certeza que alguma vez na infância nos sentimos sozinhos em relação aos nossos pais, aos adultos, aí vem aquela angústia, aquela ânsia para que mãe/pai esteja alí nos protegendo, mas creio que estes sentimentos tenham aspectos de auto afirmação que o ser humano precisa ter no mundo, no espaço em que vive, num sentido de proteção...
    Por isso temos ciúmes quando amamos alguém, pois quando a pessoa nos abandona, inconscientemente nos sentimos abandonados, talvez lembranças de um passado muito distante venha à mente, da época em que nos sentimos abandonados pelos adultos que amamos (mesmo que muitas vezes sejam meras fantasias). Talvez um tanto quanto edípico mesmo...
    Ainda há em nossos dias a tecnologia em massa, comunidades virtuais, pessoas e pessoas para nos relacionarmos, embora a qualidade das relações tenham se perdido, se tornando um tanto quanto "artificiais"...Ainda não aprendemos a lidar com esses tipos de relação por ser algo muito novo na história da humanidade. Acho que esse mecanismo possa ter deixado superficiais as relações, não por descuido das pessoas, mas por elas não saberem lidar com essa nova configuração da comunicação no mundo. Mas não quero ser demagogo, pois reconheço o benefício das redes virtuais/sociais, aproxima pessoas, economiza o tempo e os custos etc...
    Bem, espero, de alguma forma ter contribuído para a discussão.

    ResponderExcluir
  5. 2 Eu me sinto sozinha mesmo estando rodeada de gente. PESSOAS FRIAS, acomodadas a mesmice. Mas depois de relações onde vivi, amei, me apaixonei, senti, chorei, briguei, falei, me entreguei e no final, sozinha novamente fiquei. Eu não me arrependo de nada do que fiz, pois por alguns momentos eu realmente fui feliz. E sei que tenho muito mais pra viver, sentir, amar, me dar, conhecer e fazer alguém sentir tudo isso de novo.
    Por enquanto sigo ME AMANDO. E como é bom me amar.

    EU QUERO UM AMOR, EU QUERO DOIS AMORES. NA VERDADE EU QUERO SER FELIZ..

    -AINDA TENHO QUE APRENDER QUE NINGUÉM É DE NINGUÉM.
    -QUE QUANDO SE AMA NINGUÉM SE TORNA UMA PROPRIEDADE DO OUTRO.
    -QUE QUANDO SE AMA A OUTRA PESSOA É APENAS UMA PEÇA QUE ESTAVA FALTANDO PARA QUE O JOGO FIQUE INTENSO, DIVERTIDO E PRAZEROSO.

    ANTES EU TINHA MEDO DE SOFRER POR AMOR E VIVIA PRESA A RELACIONAMENTOS FRACASSADOS, PELO SIMPLES FATO DE TER SIDO FELIZ. FUI, VIVI E PASSOU. POR MAIS QUE TENTASSE NÃO IRIA VOLTAR. As pessoas sentem medo de viver, sentir, DIZER ADEUS e chorar.

    ResponderExcluir
  6. 3 HOJE EU POSSO FALAR PARA OS MEUS AMIGOS QUE QUANDO EU AMO, EU AMO, EU FALO, EU DEMOSTRO, EU VIVO TODOS OS MOMENTO,EU ME ENTREGO E MESMO QUE AS VEZES PARO PARA PENSAR NO FUTURO, EU TENHO QUE VIVER AGORA, A PESSOA ESTA COMIGO AGORA, EU TENHO QUE SER FELIZ NESSE MOMENTO. Porque se amanhã acabar eu não vou chorar porque acabou eu simplesmente vou agradecer porque aconteceu. E ninguém vai precisar saber se eu estou no meu quarto, embaixo do meu edredom, com muitas barras de chocolate, assistindo: P.S EU TE AMO, UM AMOR PARA RECORDAR, DIARIO DE UMA PAIXÃO, ou colocando para tocar no radio as musicas mais melodramas para dançar junto com as minha lagrimas. E DEPOIS DE ALGUMAS HORAS, NOITES, DIAS, SEMANAS OU ATE QUEM SABE MESES, ME LEVANTO, TOMO UM BOM BANHO, PASSO MAQUIAGEM E NINGUÉM VAI ME VER CHORANDO OU SOFRENDO. Mesmo que eu poste em meu face mensagem ridículas falando o quando você me faz falta ou o quanto amo você. MAIS ENFIM EU AMO, EU DESEJO E SEI QUE AS PESSOAS HOJE ENCONTRAM A MAIOR DIFICULDADE EM FALAR, SENTIR E FAZER QUANDO O ASSUNTO É AMAR,POIS TODO MUNDO TEM MEDO DE FICAR SOZINHO.
    Apesar de ter escrito mais do que sinto, do que expressar o que penso esse seu texto PROF: CELIO se remete a todas as pessoas, pois no fundo todo mundo tem medo da solidão, todo mundo é egoísta e mesmo que não haja mais amor entre duas pessoas, a outra nunca vai querer presenciar a felicidade do outro, Nunca vai querer aceitar que a outra pessoa esta vivendo com um novo alguém o que já viveu com ela.
    A FELICIDADE DO OUTRO INCOMODA, MACHUCA, FAZ DOER POIS NINGUÉM QUER PERDER, NINGUÉM QUER SAIR, NINGUÉM QUER ACEITAR QUE O AMOR PODE VIR ACABAR E QUE UM OUTRO ALGUÉM PODE FAZER DA PESSOA QUE VOCÊ AMOU, NOVAMENTE REALIZADO.

    [Pois o Ser Humano é tolo o bastante para acreditar que só ele tem direito de ser feliz e que tudo deveria ser como ele realmente quer. TENTANDO FAZER AS COISAS SEREM PARA SEMPRE, MAIS AINDA BEM QUE HOJE MUITA GENTE JÁ TEM NOÇÃO QUE NADA É PRA SEMPRE.]

    TALVEZ NO FUNDO A OUTRA PESSOA NEM TE AME MAIS, MAS A DOR DE PERDER ALGO QUE LHE OFERECIA SEGURANÇA E PROPORCIONAVA FELICIDADE É O QUE FRUSTA É O QUE DEIXA MAL EN FAZ COM QUE A OUTRA PESSOA CRIE OBSTACULOS PARA NÃO DEIXAR A OUTRA PESSOA IR EMBORA.
    MAIS ISSO SÓ MOSTRA COMO AS PESSOAS SÃO FRACAS E VIVEM SE ESCONDENDO DA SOLIDÃO. PORQUE DE TODOS OS MEDOS O MAIOR MEDO DO 'HOMEM' É O MEDO DE FICAR SOZINHO.

    REALMENTE: Amar vale a pena, mas saber amar vale muito mais!!

    OBS: JULIA.

    ResponderExcluir
  7. Sou uma avida leitora de blogs. Obstinada. Leio porque penso que encontrarei coisas nao disponibilizadas em textos tradicionais. Opinioes em tempo real. Este blog expressa crise, leviandade e ingenuidade. Certamente falta filosofia (chequei no Lattes o que voces fazem). O que o blog diz : repeticao pobre dos classicos e uma versao piorada da Gaia Ciencia. Falararia caminhao pra colocar tanta besteira no para choque. A solidao isto, a solidao aquilo...e o mais engracado : os superlativos - todos sao egoistas, filme da Dorian Gray (este foi profundo). Vosso problema sempre sera a infantilidade , a vida no obscuro inconciente coletivo, falta de criatividade e principlamente: nigilismo tupiniquim dos tempos do Favebook.

    ResponderExcluir
  8. Vamos lá, bastião da democracia: - "Voltando ao início, cultivar o verdadeiro amor-próprio, o que é necessário para o controle da vida, é cultivar a liberdade". Isto é Ayn Rand. - "Para finalizar, acrescento mais um pouquinho de Wilde, em seu filme "O Retrato de Dorian Gray"…". Wilde diretor de cinema. - "Solidão, amor entre homem e mulher, falta de amor-próprio... são assuntos que tocam um lugarzinho muito íntimo dentro de cada um." Vai na baca de jornal e compra "amar é". - Este moço é um utilitário inconsciente : "Mas não quero ser demagogo, pois reconheço o benefício das redes virtuais/sociais, aproxima pessoas, economiza o tempo e os custos etc...
    Bem, espero, de alguma forma ter contribuído para a discussão." . - Declarações sociopata: "Eu me sinto sozinha mesmo estando rodeada de gente. PESSOAS FRIAS, acomodadas a mesmice.". Professor Celio, eu acho, muitas das minha amigas acham tambem, voce vice uma crise pessoal, da meia idade, de velho, e econtram guarida e sucesso na claque adolescente deslumbrada porem filosoficamente ignorante (juntam lindas palavras). Massa é massa. Esta é de manobra pois alegra seu triste ego. A universidade merece mais. Mas não fique nesta de democracia. Olhe para dentro, Largue o ode a inferioridade e produza. Seus companheiros falam kkk, huashhuashhuash, tequila e cerveja, citam Raul Seixas e poem Wilde no lugar de errado. Assinado : Dorian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos Fernando Leonel30 de junho de 2012 às 23:10

      Olá Dorian, só recapitulando: "-Professor Celio, eu acho, muitas das minha amigas acham tambem, voce vice uma crise pessoal, da meia idade, de velho, e econtram guarida e sucesso na claque adolescente deslumbrada porem filosoficamente ignorante (juntam lindas palavras)." No mínimo você tem um tanto quanto INVEJA desse profissional que acredita e pensa, escreve e faz polêmica. Quando vc se dispôs a analizar os escritos das pessoas que dão sua opinião pública no blog, você se desvalidou, se minimizou a isso e tão somente isso. Pq vc não cita algo, não escreve algo pra vermos no blog o que vc pensa das coisas da vida em sociedade? Pois, retirar retalhos de texto é muito fácil e qualquer um analfabeto funcional sabe fazer. Talvez vc tenha um pouquinho de tudo: - Sociopatia, crise de meia idade, é um usuário inconsciente das redes sociais, deve amar a democracia, enfim... Mostre a cara, as ideias...Aqui no blog o que vale é isso...Pq os defeitos de cada um uma hora aparecerão por si só !!! Att. Marcos Fernando

      Excluir
  9. Me desculpe pela pobreza no comentário, mas acho que as pessoas que comentam aqui querem ser mais realistas que o rei, como diria meu velho pai.

    ResponderExcluir