sexta-feira, 23 de março de 2012

Crônicas

Estou me sentindo refém. Não de alguém, de algo concreto, mas, pelo menos neste momento, dos autores das crônicas que estou lendo. Me refiro especificamente a Bernard Cornwell e George Martin, escritores, respectivamente, das Crônicas Saxônicas e Crônicas de Gelo e Fogo. A narrativa completa das aventuras de Uhtred, o inglês que foi criado pelos dinamarqueses, foi planejada, segundo seu autor, para onze volumes, e "só" foram publicados cinco, sendo que praticamente há dois anos foi publicado o último. Já as lutas pelo poder nas terras de Westeros foram concebidas por Martin em sete volumes, e foram lançados "somente" os quatro primeiros. Bem, como faz quase dois anos que li Terra em Chamas, o quinto volume das Crônicas Saxônicas, e acabei de ler o Festim dos Corvos, o quarto volume das Crônicas de Gelo e Fogo, me sinto realmente refém desses homens, os quais eu nem conheço pessoalmente... que ironia!!
Eu gosto muito de crônicas, especialmente as que têm relação com a história. Minha primeira experiência foi com as Crônicas de Arthur, em "apenas" três volumes, escritas também por Bernard Cornwell, e que narram as aventuras do lendário personagem medieval, mas de uma maneira diferente das Brumas de Avalon, sem recorrer à magia, humanizando muito os personagens. E a vantagem foi que eu tinha os três volume em mãos.
Mas, eu aprendi, na espera dos próximos capítulos das aventuras que eu gosto muito, que é como reencontrar um amigo que mora longe e que de vez em quando aparece para nos visitar e contar, ao vivo e a cores, as novidades dos últimos tempos. De certa forma, os personagens se tornaram íntimos meus e não vejo a hora de revê-los e ver como a vida deles continuou. O único problema é ansiedade!! E fico aqui torcendo muito para que Cornwell e Martin tenham uma longa vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário