Gosto muito de orientar trabalhos acadêmicos. Desde que voltei do doutorado, em 2004, já orientei e oriento inúmeros projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e estou, agora, orientando no doutorado. Este é um dos trabalhos mais bacanas que eu acho na universidade, e isto por dois motivos: é muito recompensador acompanhar de perto o amadurecimento intelectual dos alunos e é uma forma que eu encontro de devolver para o público aquilo que o público faz por mim ao pagar meu salário. Afinal, eu não posso esquecer que sou professor de uma universidade pública!! Eu me sinto realizado na minha profissão e acho que correspondo ao que me parece que se espera de minha atuação. Além de orientar, gosto muito de dar aulas, seja na graduação ou na pós. E acho que correspondo a isso também. E, apesar de me achar um pesquisador medíocre, comparado ao que eu mesmo acho que deve ser um pesquisador, acho que cumpro meu papel de forma decente. Mas é na orientação que eu acho que é realizada de forma mais completa o que entendo por aprendizagem, pois sei que ensino muito, dou oportunidade ao exercício da autonomia, mas, o mais importante, é que aprendo, e muito também, com meus orientandos. Além do que, eles me ajudam muito a enfrentar a ditadura meritocrática das agências de controle.
Me agradecimento aos que foram e são meus orientandos, agradecimento pela confiança. E que venham novos alunos interessados em aprofundar seus conhecimentos, pois estes jamais serão desamparados!!!
Célio,
ResponderExcluirÉ muito bacana a tua dedicação à vida acadêmica.
Esse amor pela pesquisa que a gente vê estampado em você, com certeza, te faz um professor especial... bem longe da mediocridade...
Parabéns!!
Na condição de seu orientando, sinto-me na obrigação de comentar este post (algumas vezes apenas leio)... O comentário é no sentido de agradecer por tudo! Realmente acho que cresci um pouco ao longo do período que temos estudado juntos. Vale lembrar que o crescimento vai muito além do acadêmico. Abraço. Gilmar.
ResponderExcluirCélio, que privilégio ser sua orientanda, mesmo que só por mais alguns dias...:(
ResponderExcluirVocê propiciou momentos de crescimento intelectual e humano, como disse o Gil, "além do acadêmico". Saiba da minha admiração por você enquanto orientador, professor e amigo. Obrigada pela confiança e apoio em todos os momentos.
Abraço,
Amanda Melissa
Olá professor!
ResponderExcluirApós essa leitura, não poderia deixar de trazer a
público a pessoa atenciosa e questionadora, o amigo
generoso, a pessoa que acrescenta sempre uma reflexão
e aponta rumos nos dando liberdade para caminhar,
o professor que passo a passo conduz... Um verdadeiro
pedagogo. Obrigada pelas lições enquanto fui sua
orientanda PDE. Sou sua fã.
Abraços da Celestina.